quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Sakura e o Hanami

Postado por Stefani Almeida às 12:02 PM
A Sakura, ou cerejeira, é a flor nacional e símbolo do Japão. O significado da flor da cerejeira provém de lendas e crenças. Sakura é uma modificação do nome Sakuya, proveniente da princesa Konohana Sakuya Hime, a qual os japoneses veneravam no topo do Monte Fuji. Acredita-se que a princesa tenha caído dos céus sobre uma cerejeira. A cerejeira também era associada ao samurai cuja vida era tão efêmera quanto à da flor. Para os antigos samurais não havia glória maior do que morrer num campo de batalha coberto de pétalas de cerejeira.
Na época do florescimento da sakura é que as crianças iniciam o ano escolar.


No Japão antigo, a sakura não era apenas um símbolo da Primavera, mas também para a previsão agrícola do próximo ano. As pessoas podem determinar - com base na climatologia - como eles irão plantar o arroz no próximo ano.
A sakura é encontrada em praticamente todos os lugares no Japão. Em kimonos, no teatro Kabuki, em músicas e poemas. Sua madeira pode ser usada em móveis de alta qualidade, assim como suas pétalas são usadas em chás e refeições.


Elas só florescem uma vez ao ano e durante cerca de uma semana. No Japão, existem perto de 200 espécies de cerejeiras. Por causa do clima, poucas cerejeiras existem no Brasil, e a maioria foi plantada por imigrantes japoneses.


O hanami é um evento anual realizado em todo o Japão, que consiste principalmente em ter uma festa ao ar livre sob a árvore de sakura durante o dia ou à noite. Hanami à noite é chamado yozakura (literalmente "sakura da noite"). No Ueno Park são penduradas lanternas de papel para o yozakura. É mais popular quando as flores estão caindo da árvore. Nas áreas ou parques mais famosos em Tóquio e outras grandes cidades, você deve marcar o lugar que você quiser ver as flores de cerejeira com bastante antecedência. Muitas pessoas chegam ao local de madrugada para conseguir um lugar.
A prática do hanami é secular. O costume é dito ter começado durante o Período Nara (710?/784).


Hoje em dia as pessoas continuam com a tradição do Hanami, que reúne um grande número de apreciadores de sakura. Milhares de pessoas enchem os parques e realizam festas debaixo das árvores floridas, que vão até tarde da noite, na companhia de amigos.


0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
Não use palavras ofensivas, denúncias levianas e nem troque ofensas entre leitores. Respeite o próximo.
Não tenha vergonha, pode perguntar a vontade.
Comente! Diga o que achou da postagem!
Se gostou, agradeça (。◠‿◠。)

 

Butterfly Lollipop Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos